Qual é a diferença entre o resumo simples e o resumo expandido?
O resumo é um cartão de visita da nossa pesquisa. Aprenda como escrevê-lo sem erros e garanta os aceites de suas submissões. Saiba mais!
A produção e a publicação de artigos científicos faz parte da rotina de todos os acadêmicos. Não importa se você está na graduação ou terminando o doutorado, em algum momento passará por essa experiência. No entanto, você já se perguntou por quê?
Publicar um estudo é muito mais do que uma formalidade ou um método avaliativo. Diz respeito à divulgação científica, à produção de conhecimento, ao fortalecimento das instituições de ensino e à progressão acadêmica.
Na prática, um currículo com bons artigos divulgados pode render a aprovação em um programa de pós-graduação e o recebimento de uma bolsa. Se você sonhar mais alto ainda, é um critério para a seleção de bolsistas para intercâmbio e para mobilidade acadêmica. Viu só quantas oportunidades?
Continue a leitura e descubra os principais passos para publicar artigos em revistas científicas.
Vamos lá?
Quem nunca teve essa dúvida que atire a primeira pedra. Para chegar até a publicação de artigos científicos, existem dois caminhos:
Sabe aqueles trabalhos exigidos ao final das disciplinas? Você pode escrevê-los já direcionando para o formato de um periódico que seja do seu interesse.
É preciso ter em mente que, além das revistas científicas, contam como publicações os trabalhos completos, os resumos e os resumos expandidos divulgados em anais de eventos. No entanto, os periódicos têm um peso muito maior no currículo.
Para lhe ajudar na escolha, separamos alguns passos:
Deu check em todos os itens? Vamos para a próxima fase!
É muito importante que o texto do seu artigo científico esteja impecável. Por isso, capriche na escrita acadêmica e fique atento aos seguintes pontos:
Com o texto em mãos, é chegada a hora de você submeter o texto à revista escolhida. Em primeiro lugar, descubra se o periódico está com chamada para trabalhos aberta. Caso contrário, você pode estar perdendo tempo. Além disso, busque:
Tenha em mente que o tempo entre a submissão e a publicação pode ser longo, inclusive levar alguns anos.
As publicações em revistas científicas estrangeiras são uma excelente forma de disseminar sua pesquisa com o mundo. Se você quer escrever um trabalho Qualis A1, é melhor ir perdendo o medo. Para isso, temos um post que vai te ajudar com a tradução de artigos científicos.
E não se esqueça que submeter textos em inglês em revistas brasileiras aumenta a chance de ter o artigo aceito e publicado!
Conte com a ATLAS! Somos especializados em tradução e em revisão de textos acadêmicos. Fale conosco e receba o aceite dos melhores periódicos.
O resumo é um cartão de visita da nossa pesquisa. Aprenda como escrevê-lo sem erros e garanta os aceites de suas submissões. Saiba mais!
Você sabia? Os principais erros de inglês acadêmico não são da estrutura do artigo, mas sim do conhecimento elementar da língua. Vem saber mais!
Para sua segurança e praticidade, disponibilizamos nota fiscal eletrônica.